Lichia Bengal - 1,5mts
×
Lichia Bengal - 1,5mts
Lichia Bengal - 1,5mts
De: R$ 69,00
Por: R$ 60,00
As vendas desta loja estão temporariamente desativadas.
DESCRIÇÃO DO PRODUTO
Lichía Bengal
Nome científico: Litchi chinensis Sonn.
Família: Sapindaceae.
Sinônimos botânicos: Litchi litchi (Cambess.) Britton, Nephelium litchi Cambess.
Outros nomes populares: lichia; lychee, lichi lychee nut (inglês), lechia (espanhol), litchi; quenepe chinois (francês).
O fruto da lichieira é uma drupa, com polpa translúcida (arilo), normalmente cordiforme ou oval e disposto em cachos. A casca é vermelho-brilhante (quando maduro), delgada, coriácea e quebradiça.
Atinge até 5 cm de comprimento por 4 cm de largura.
O peso varia de 10 a 35 g. A polpa é branca, rica em vitamina C, potássio, cálcio, fósforo e ferro. A semente é marrom-brilhante, com tamanho aproximado de 10 a 18% do fruto.
Planta
É uma planta subtropical de grande porte, com altura de 10 a 15 m, semelhante à mangueira. Apresenta tendência de desenvolver ramos direcionados para o solo.
A produção se inicia entre o terceiro e quinto anos, para mudas propagadas vegetativamente, e após os dez anos em plantas obtidas por sementes.
A inflorescência é em panícula, produzida em ramo do ano e composta de centenas de pequenas flores brancas.
As variedades plantadas no Brasil são Bengal, Brewster (frutos e caroços grandes) e Americana (frutos e caroços pequenos).
Bengal. Originada a partir de seleção da variedade indiana Purbi. A planta apresenta moderado vigor, frutificação irregular e maturação precoce. Os frutos são cordiformes (em forma de coração), com peso médio de 21 g, coloração vermelho-brilhante, polpa firme e de boa qualidade.
No entanto, é dificultada pela longevidade das sementes que, mal armazenadas, perdem a viabilidade em 24 horas após a extração do fruto. Conservadas úmidas e em baixa temperatura (10ºC a 15ºC), as sementes podem manter a viabilidade por até oito semanas.
A lichia é bastante exigente com relação ao clima, desenvolve-se bem, mas não produz satisfatoriamente em regiões tropicais, adaptando-se melhor em regiões onde o clima é frio e seco antes do florescimento e, no resto do ano quente e úmido. A precipitação ideal encontra-se entre 1.250 e 1.700 mm anuais. A exigência em água é maior nas plantas novas e naquelas em produção.
A floração ocorre entre os meses de junho e julho. A colheita ocorre em um período muito curto, de meados de dezembro a início de janeiro. A produtividade normal da lichieira é de 30 a 45 kg/planta. Nas condições brasileiras e em cultivos tecnificados são observadas produtividades de 200 a 300 kg/planta por ano.