Cereja Do Rio Grande
×
Cereja Do Rio Grande
Cereja Do Rio Grande
De: R$ 69,00
Por: R$ 60,00
As vendas desta loja estão temporariamente desativadas.
DESCRIÇÃO DO PRODUTO
CEREJA DO RIO GRANDE



Nome Científico: Eugenia involucrata.

Nome Populares: Cereja-do-rio-grande, Cerejeira-do-mato, Cerejeira-do-rio-grande, Cereja, Cerejeira, Cerejeira-da-terra Guaibajaí, Ivaí, Ubajaí, Ibá-rapiroca, Ibajaí, Ibárapiroca.

Categoria: Árvores, Árvores frutíferas, Ornamentais.

Família: Myrtaceae.

Origem: América do Sul, Brasil.

Propriedades: Vitamina C, potássio, magnésio, fósforo e flavonoides, ácido fólico, betacaroteno, cálcio, zinco, ferro, potássio, manganês e cobre.

Informações adicionais: período de frutificação: Espaçamento ideal entre as plantas: 6 metros



Há, no mínimo, mais de 30 espécies de cerejeiras que se tem conhecimento. A cereja do rio grande é uma delas. De porte pequeno e médio, cerejeira é uma árvore muito comum em pomares, quintais, chácaras, parques abertos e em muitos outros ambientes, indo muito bem na composição da arborização urbana. De tronco reto, liso e descamante, seu tamanho pode chegar de 5 a 15 metros de altura, a cor do tronco da cerejeira varia de tonalidade dependendo da fase, podendo ser por vezes castanho, acinzentado, verde e as vezes um tanto avermelhado. Suas folhas são opostas, pequenas, lanceoladas e verdes muito brilhantes. O contrastes entre as folhas e as cores das frutas é um atrativo não só aos nossos olhos como também para animais diversos. Por isso, a cerejeira do rio grande é comumente utilizada também na recuperação de áreas degradadas. Seus frutos, redondos/globosos e vermelhos, intensos e brilhantes, são característicos pelo sabor em geral agradável ao paladar. Sua polpa é utilizada para diversas receitas, além de ser muito consumida in natura. Muito adaptável a solos diversos, esta árvore tem alta tolerância também a baixíssimas temperaturas. Outro diferencial da cerejeira é sua rápida e abundante frutificação após o plantio. Em termos de enxerto, ela também se desenvolve extremamente bem em vasos para aqueles que não tem muito espaço para cultiva-la. Devido aos seus valores nutricionais, esta fruta vem sido utilizada para fins medicinais diversos, além de ser pouco calórica, a mesma auxilia, dentre outras coisas, na prevenção de doenças crônicas como gota e artrite. Para o cérebro, os benefícios também são notáveis, em especial no efeito calmante que atua no sistema nervoso central, sem contar que com componentes tão ricos a saúde, esta fruta ainda regula a pressão arterial, conversando, assim, a saúde do coração e prevenindo doenças cardiovasculares.