Araticum
×
Araticum
Araticum
De: R$ 40,00
Por: R$ 30,00
As vendas desta loja estão temporariamente desativadas.
DESCRIÇÃO DO PRODUTO
ARATICUM



Nome Científico: Annona crassiflora.

Nome Populares: Araticum, Anona, Ata, Biribá, Cabeça-de-negro, Cherimóia, Condessa, Coração-de-boi, Coração-de-rainha, Falsa-graviola, Fruta-da-condessa, Fruta-do-conde, Fruta-pinha, Graviola, Pinha.

Família: Anonáceas.

Categoria: Árvores, Árvores Frutíferas.

Origem: Brasil

Propriedades: rica em ferro, potássio, cálcio, vitamina C, vitamina A, vitamina B1 e B2.

Informações adicionais: período de frutificação: quase o ano todo, podendo variar de região para região, com picos de intensidade entre novembro a março. Esta árvore, quase dizimada devido à grande ocorrência de desmatamento em sua região de mais incidência, é atualmente produzida com auxílio do cultivo humano. Desta forma, ressaltamos que para fins de produção, árvore tem sido mantida também por meio da reprodução com técnicas de enxertia. Gostam de sol pleno e se desenvolvem bem em solos leves e bem drenados. As covas para o plantio, quando grandes, devem ser profundas, podem ser plantadas a qualquer época do ano desde que bem cuidadas até se firmar ao solo.



Sabe a Graviola, a Pinha, a Fruta-do-Conde, Condessa e a Atemóia? Pois bem, são todas parte de um grande conjunto de espécies da família Annonaceae. A Araticum é mais um membro desta família, digamos, bastante nobre. Muito presente no cerrado brasileiro, esta fruta, assim como suas primas, tem características muito parecidas e podem, muitas vezes, ser confundidas uma com as outras. Isto ocorre devido ao formato parecido com o da pinha que todas elas compartilham em algum nível, podendo haver pequenas alterações. Com casca áspera (como que escamada) e esverdeada, sua polpa é costumeiramente mole e suculenta, em seu interior, geralmente esbranquiçado e levemente roseado contém algumas sementes e, quando aberta, percebe-se seu aroma agradável ao olfato. O nome com origem Tupi, remete exatamente a consistência da polpa, Araticum significa, literalmente: fruto mole. Suas folhas são simples e de espessura grossa, costumam cair no inverno. Seu sabor é adocicado, podendo variar conforme sua maturidade e também conforme a variedade. O Araticum de polpa amarela, por exemplo, é ainda mais macia porém um pouco mais ácida. Seu consumo pode ser feito in natura ou de formas variadas, assim como muitas frutas, o Araticum é uma espécie versátil para a feitura de diversas receitas, sejam liquidas ou sólidas. Para fins medicinais suas propriedades também são muito valiosas, há registros de seu uso para tratamento de úlceras, reumatismo, amenização de cólicas, além de possuir radicais livre e componentes com potencial amenizador ou preventivo de doenças neurodegenerativas.